FORMAÇÃO LIVRE PARA PROFESSORES DE YOGA
DO ESTÚDIO UNMANI
 

 

APRESENTAÇÃO

Saudações buscador. Seja bem vindo! Se você chegou até aqui, agradecemos sua chegada e vem com a gente que a jornada é linda e desafiadora!

Nossa Formação de Professores de Yoga terá início em Março de 2019, e contará com uma equipe de professores de larga e renomada experiência nas disciplinas e práticas propostas.

O curso consiste na consolidação do conhecimento que a equipe de fundadores do Unmaní Yoga vem adquirindo durantes os anos de trabalho da escola e da busca pessoal junto às Escolas de Yoga e de Ayurveda no Brasil e na Índia.

A proposta de trabalho para a nossa Formação de Professores de Yoga, tem como base a inclusão do aluno no cenário do que há de mais atual e coerente dentro do Yoga, abrindo portas e janelas para uma prática pessoal consistente e um potencial de difusão do Yoga por todo Brasil e mundo.

NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO

A nossa Formação de Professores de Yoga será conduzida por uma equipe de profissionais renomados do cenário do Yoga em Brasília e no Brasil, os quais se sentem privilegiados em compartilhar seu conhecimento e prática.

Nossa base conceitual incorpora conhecimentos de História e Filosofia do Yoga, Anatomia e Fisiologia Humana, Shatkarma, Asanas, Asanas de alinhamento e correção, Pranayama, Mudra Bandha, Meditação, Yoga Restaurativa, Yoga Para os Olhos, Yantra, Mantras, Ayurveda e a Jyotish (Astrologia Védica) e neste ano incluiremos a disciplina de “Introdução aos Kramas e ao Vinysas Flow”, para ampliar e refinar a pratica dos professores e reforçar o Sadhana que transite entre estados de Plano Relamento (Ativar o Sistema Nervoso Parassimpático) e praticas fortes e intensas (Ativar o Sistema Nervoso Simpático).

Nós intencionamos a formação integrada e customizada do praticante, onde o Ayurveda e a Jyotish, são ciências complementares à jornada de auto cuidado do futuro instrutor de yoga e de seus estudantes praticantes.

Nosso curso é adequado a todos os níveis de alunos, de iniciantes a praticantes avançados, unindo, para tanto, o Raja Yoga de Patanjali, o Hatha Yoga, o Tantra Yoga Interior, o Viniyoga, a Yoga Terapia, o Sistema de Kramas, o Ayurveda e a Astrologia Védica aplicada ao ensino e a prática do Yoga.

Assim, nossa formação é centrada no aluno, onde o professor de Yoga tem um papel de orientador e facilitador ao longo das aulas e práticas realizadas em grupo ou individualmente.

O QUE É YOGA?

Yoga é um caminho para o autoconhecimento desenvolvido na Índia há mais de 5.000 anos. Ao longo de séculos, o Yoga vem se desenvolvendo continuamente até os dias de hoje. Existiram diversas formas de Yoga ao longo da história, mas na Índia o Yoga foi sistematicamente desenvolvido de modo único e científico. Ali o Yoga é ímpar em abrangência devido a sua vasta gama de tradições, abordagens e profundidade com relação ao modo sistemático em que milhares de praticantes dedicaram incontáveis horas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas.

No Yoga, nós somos o objeto de estudo através da exploração e descoberta de nossa natureza espiritual, ou o Ser Real. A jornada que nos possibilita conquistar esse conhecimento é Yoga, e o conhecimento do Ser resultante desse estudo, também é Yoga.

Por sua natureza singular, o Yoga representa um paradoxo: é um vasto campo de estudo e, ao mesmo tempo, encontra-se tão perto de nós mesmos quanto a nossa respiração, expressão da nossa própria essência. Por um lado, o Yoga é uma ciência e uma disciplina em que os iogues concentram anos de dedicação e esforço. Por outro, é a arte de não esforçar-se, através da qual descobrimos um Ser que já é inteiro e completo, e ao qual nada pode ser adicionado ou subtraído.

O Yoga é uma ciência ancestral, desenvolvida por pessoas de grande sabedoria no passado distante. É também nossa vida diária que se encontra, unicamente, no momento presente. A filosofia e a psicologia do Yoga são muito profundas, mas independente do quanto o estudarmos, essa profundidade deve ser vivenciada dentro de nós mesmos para não nos distanciarmos de sua essência. (Joseph Le Page)